Reunião com os Conselhos Rural e Paroquial

No dia 07 de agosto de 2020, na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, iniciou-se um momento de acolhida aos coordenadores e lideranças do interior, com um café, e apresentação das lideranças das comunidades rurais.

Iniciando a pauta, Pe. Aldo Fernandes, falou sobre a dimensão das comunidades e as metas a serem atingidas, passando primeiramente pela formação de Ministros da Palavra e Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão evidenciando a importância da formação prioridade. E também pediu aos coordenadores que já pudessem selecionar ou citar na comunidade pelo menos três (03) candidatos a ministros Extraordinários da Eucaristia. Colocou como meta a implantação de Sacrários em todas as comunidades durante sua passagem por aqui.

Pe. Aldo relembrou o Decreto Diocesano que alerta para os cuidados que se deve ter na retomada das Celebrações e Missas: distanciamento, uso de máscaras, uso de álcool em gel, restrição aos idosos e crianças de participarem das mesmas. Falou da volta cuidadosa das confissões, casamentos e batizados com todas essas medidas e para cuidar e priorizar a vida.

Foi pedido a todos que fizessem uma avaliação do mês de agosto, para assim fazer um prognóstico para o mês de setembro. E o cuidado como a perda dos jovens para o tráfico de drogas e até mesmo para prostituição de menores de idade. Relatou experiências de casos de violência doméstica e as consequências dessas práticas criminosas. Convidou a revermos outra metodologia para trabalhar o direcionamento futuro de nossos jovens e a importância da comunidade nesse processo de resgate e cuidado com todos.

Abriu-se um momento de diálogo com os coordenadores, entre perguntas e esclarecimentos como: idade adequada para ministros, situação de batizados. Indicou aos coordenadores que pudessem escolher pessoas unidas em matrimônio para o serviço de Ministros Extraordinário da Sagrada Comunhão e de catequistas. O coordenador da comunidade de Padre Josimo, Adenilton Lopes, sugeriu criar um perfil para os ministros e apresentar na próxima reunião.

Colocou-se também a capacidade de cada coordenador de administrar com responsabilidade os recursos provenientes ao Dízimo da comunidade.

Sobre o atendimento dos Padres, ficou definido a sexta-feira para atendimento aos coordenadores do interior pela parte da manhã.

117385323_590189908530685_22570831261424
117410463_590190065197336_68894530534660

Nos dia seguinte, 08 de agosto de 2020, no Salão Dom Carlos Verzellet da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré em Viseu-PA, foi iniciado a reunião com o Conselho Pastoral Paroquial – CPP para  a retomada gradual das atividades pastorais. Após o momento de Oração, Proclamação ao Evangelho, e a apresentação dos Coordenadores, Pe. Aldo Fernandes iniciou uma reflexão sobre o momento crítico que a Igreja passou e ainda está passando nesta Pandemia do novo coronavírus (Covid-19) retratando as indicações de retomada das atividades direcionada por nosso Bispo Diocesano, Dom Jesus Maria, no início de julho, através de um decreto que orienta sobre as medidas a serem tomadas nesse período.

A pauta foi iniciada, ressaltando a responsabilidade dos coordenadores na divulgação das orientações do decreto diocesano. Falou-se sobre os dados dos Boletins Epidemiológicos nacional, estadual e municipal, onde se percebeu uma queda a nível estadual, mas em contrapartida um crescimento a nível municipal, que serve de sinal de alerta para todos. Concluindo essa pauta, pedindo as medidas de prevenção não fossem negligenciadas.

Na pauta seguinte, Pe. Aldo refletiu que, tudo inicia com a Palavra, citando o início o Evangelho de São João. E apresentou as metas a serem atingidas como:

  1. Formação para Ministros da Palavra, por uma equipe do IPAR;

  2. Implantação de Sacrários em todas as comunidades da sede e do interior, relacionando com uma experiência positiva em Irituia sua antiga casa. Falou sobre o poder do leigo na comunidade, utilizando as palavras de Jesus que todos somos Profetas, Sacerdotes e Pastores.

  3. Fortalecer a pastoral do dízimo através da oração e formação teológica para os missionários do dizimo e também com prioridade na clareza com as prestações de contas, engrandecendo valores como confiança e honestidade.

Tratou sobre os horários de missa, onde ficou definido após o diálogo com os coordenadores, que as Missas Dominicais na Matriz retornarão às 08:30 e às 19:30 respectivamente, e Missa nas comunidades urbanas:

  •  Comunidade da Divina Providência, Missa aos domingos, às 06h:30m.

  • Comunidade de Fátima, Missa no 2º sábado de cada mês, às 19h.

  • Comunidade do Perpétuo Socorro, Missa na 1ª terça-feira de cada mês, às 18h:15m.

  • Comunidade de Santa Clara, Missa no 3º sábado de cada mês, às 19h.

Obs.: A distribuição das senhas para as missas nas comunidades será com suas respectivas coordenações. Seguindo o protocolo de prevenção ao novo coronavírus.

Sobre o atendimento dos Padres ficou definido a terça-feira das 16h às 18h.

IMG-20200807-WA0023.jpg
IMG-20200807-WA0032.jpg