Nossas Pastorais

Pastoral Familiar

É um serviço de apoio as famílias a partir da realidade em que se encontra, independente da situação familiar, com o propósito de resgatar os valores e a dignidade de cada pessoa.

Tem como meta:

• Fazer da família uma comunidade cristã;

• Resgatar para a família seu justo valor de célula primeira e vital da sociedade;

• Tornar a família missionária e Igreja doméstica;

Pastoral Catequética

É um serviço missionário, no qual, crianças, adolescente, jovens e adultos são levados a conhecer Jesus Cristo e a doutrina da sua Igreja.
Os Encontros de Catequese são realizados nos sábados, nas diversas comunidades da Paróquia. Tem o objetivo de formar discípulos para Jesus, assim como auxiliar os catequizandos para receberem os sacramentos da Iniciação Cristã (batismo, eucaristia e crisma).

Pastoral da Criança

A Pastoral da Criança objetiva o desenvolvimento integral das crianças desde o ventre materno até aos seis anos, por meio de orientações básicas de saúde, nutrição e cidadania, fundamentadas na mística cristã que une fé e vida.

Pastoral Litúrgica

É o serviço para animar a vida litúrgica, considerando o contexto social, histórico, cultural e eclesial das comunidades, tendo em vista a participação ativa, consciente e plena de todos na celebração, para dela colherem os frutos espirituais.

A Pastoral Litúrgica, com a participação da comunidade ou de seus representantes, cuida da preparação, realização e avaliação das celebrações. Comporta uma adequada organização da vida litúrgica em todos os níveis eclesiais e uma permanente formação litúrgica do povo, dos ministros e das equipes de liturgia.

A Pastoral Litúrgica numa comunidade, paróquia ou diocese funciona com o auxílio de uma organização própria, provida de um plano de trabalho e um cronograma de atividades. Seu objetivo é que as celebrações sejam bem preparadas e participadas. Para tal, a liturgia precisa ser dinâmica, equipe unida e entrosada, imbuída de mística do serviço gratuito, comprometida com a vida da comunidade e com zelo na preparação das celebrações.

(Guia Litúrgico-Pastoral, CNBB)

Pastoral do Batismo

A Pastoral do Batismo é um ministério de incentivo e espiritualidade que a comunidade paroquial oferece aos pais, na missão de primeiros educadores dos filhos na fé Cristã Católica, bem como aos padrinhos, colaboradores direto dos pais nessa missão. essa pastoral procura orientar pais e padrinhos sobre o compromisso de dar testemunho de vida cristã aos filhos e afilhados, sobretudo para com Deus e a Igreja, na vivência familiar, comunitária e social.

Pastoral da Juventude

A Pastoral da Juventude busca despertar o jovem para a pessoa e a proposta de Jesus Cristo buscando uma formação integral e incentivando o desenvolvimento dos jovens comprometidos com a libertação integral do homem e da mulher e da sociedade, a partir das dimensões: humana, espiritual e intelectual.

Pastoral   da Pessoa Idosa

A Pastoral do Idoso assegura a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas, através da promoção humana e espiritual, respeitando seus direitos, num processo educativo de formação continuada dos idosos e idosas, de suas famílias e de suas comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou partido político. Promove o direito da pessoa idosa, sua saúde, segurança e participação na sociedade, por meio do acompanhamento domiciliar e fortalecendo as redes de solidariedade.

Pastoral   do Dízimo

A Pastoral do Dízimo tem a finalidade de organizar o culto divino, prover o sustento do clero, apoiar as obras de apostolado, missão e caridade, principalmente em favor dos pobres, através da conscientização dos fiéis sobre a dimensão bíblica, teológica e espiritual do dízimo. Mostrando que o dízimo é um ato de fé, de esperança e de caridade, com o testemunho alegre de uma vida agradecida a Deus e através da contribuição mensal como condição central da experiência de comunidade, participação e, portanto, da experiência de ser e de agir como Igreja.

Pastoral   da   Comunicação

Segundo o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil (Doc. 99 da CNBB), a Pastoral da Comunicação é definida como eixo transversal de todas as Pastorais da Igreja. O objetivo da PASCOM é testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, promovendo a comunhão e a participação ativa no processo comunicacional e consolidando a missão da Igreja por meio da comunicação. Além de irradiar ações próprias do campo da comunicação pastoral e social, as quais ganham sentido na medida em que colaboram com a ação evangelizadora da Igreja.