top of page

Histórico do EDAP, Espaço Dinâmico Anna Ponzo, o Castelinho

Atualizado: 14 de set. de 2021

Histórico EDAP





A sensibilidade e preocupação às questões sociais, em especial, às crianças, fez com que nascesse no coração de duas amigas, Nívia e Gabriella, a necessidade de proporcionar um espaço, para que as crianças pudessem brincar, serem acolhidas com responsabilidade e sobre tudo, serem educadas com amor, atenção e respeito, condições essenciais para um crescimento humano e cristão, às tornando pessoas positivas e com vontade de lutar por um mundo melhor. Cientes de que não estariam resolvendo todos os problemas de Viseu, mas firmes e com a certeza de que a concretude deste espaço e a ação de cada um, em benefício da criança, poderia melhorar e dar possibilidade a elas de terem uma vida digna, permitia cada dia mais o amadurecimento da ideia. Deram elas então, os primeiros passos para que este desejo fosse realizado.

Em meio às dificuldades, altos e baixos, alegrias e tristezas, o EDAP surgiu, cresceu e vem permite-nos acompanhar que este é um projeto querido e abençoado por Deus, podendo então ser partilhado com todos que fizeram e ainda fazem parte dessa historia e também com os que passarão a conhecê-la cronologicamente a partir de agora.

2007/2008- Percebeu-se a necessidade de um espaço voltado para a criança. Assim, da negociação até a compra do terreno, esperou-se mais ou menos seis meses. Aqui nasce “una bella storia”, fortemente relacionada com as questões sociais pertinentes no município de Viseu, e que irá propor condições mais justas nas diferentes causas a serem atuadas em benefício da criança e do adolescente.

2009- A estrutura física e humana veementemente começa a tomar forma, com o propósito de defender e promover uma causa de politica social, visibilizando trabalhar sobre problemas latentes em Viseu nas diversas esferas como educação, violência, pobreza, meio ambiente, saúde, cultura e lazer.






Construído um barracão de palha, onde as crianças pudessem brincar protegidas do sol e da chuva e uma quadra, para a prática de esporte, faz notar que o desejo de Gabriella e Nívia se tornara realidade com a ajuda de uma pessoa muito especial, inesquecível e sobre tudo humana, a saudosa Anna Ponzo, patrona do EDAP, a qual se discorre aqui com muito amor e gratidão um pouco da pessoa que era.

Anna era portadora de uma doença crônica chamada anemia mediterrânea, herdada de seus pais. Desde a infância sua vida foi dividida entre tratamentos e viver dentro da normalidade. Estudava, tirava férias, tinha muitos amigos e era querida por todos. Formou-se para ser professora na Educação Infantil (seria este um pressagio?), trabalhou na prefeitura de sua cidade, logo após como bibliotecária da mesma, organizava espetáculos teatrais e, junto à diretora fundou uma Biblioteca para as crianças. Adora tudo que fazia.

Especial, iluminada, generosa, amiga, amante à vida e sempre com a ânsia de fazer muitas experiências no campo que lhe encantava. Empenhada em tudo que fazia, não somente como participante, mas como personagem ativo, tanto que em seus últimos anos de vida, estava na universidade buscando tornasse conselheira, para atuar com projetos sociais na Associação da qual fazia parte.



Anna ao saber do projeto destinado “aos meninos de Viseu”, logo quis ajudar, para que os trabalhos começassem. Ajuda essa, intermediada por uma amiga em comum de Anna e Gabriella, a Lola, que se recorda de em seguida à entrega da doação em espécie ( Abril do mesmo ano), nas mãos de Gabriella, ser informada do internamento de Anna em um hospital vindo a óbito no dia 03 de julho de 2009, um mês antes da inauguração do espaço que mais adiante teria seu nome em homenagem e agradecimento.

Junto à sua mãe Rosetta, Anna foi sinônimo de fortaleza, positividade, generosidade, curiosidade pelo novo e felicidade nas escolhas dos caminhos que se propôs seguir.

Neste mesmo ano, é possível a realização da primeira festinha as crianças, a primeira de muitas já realizadas.

2010- O EDAP todas as tardes abre as portas, para que as crianças possam brincar e se sentirem acolhidas. E assim, o muro é construído, como medida protetiva, pois os riscos de acidente com veículos eram possíveis.

2011 a 2014- Com o retorno de Gabriella Romano a cidade de Viseu, dessa vez como missionaria e decidida a fazer morada no município, ações em parcerias com Escolas, como aulas de computação na Escola Álvaro Adolfo, capoeira através da Escola de Capoeira e aulas de violão e teclado através da Paroquia de Viseu, programa Bom Dia Criança na Rádio, possibilitavam fomentar o que se pretendia com a instalação do Espaço.

As tardes, quando possível, as crianças tinham acesso para brincar. Tudo acontecia em meio às obras que contavam com ajuda de voluntários, em especial as crianças, incansáveis no início dos primeiros passos dados na construção do EDAP.

Ainda no ano de 2014, Rosetta, mãe de Anna Ponzo, presenteia “os meninos de Viseu”, com uma doação muito significativa para finalizar as obras do EDAP. Enfim, depois de alguns anos, estava pronto o espaço sonhado pelas amigas Nívia e Gabriella.

2015- Novas propostas educativas são acrescentadas a rotina do EDAP ,para fortalecer ainda mais o trabalho desenvolvido neste ambiente. Assim, foi possível oferecer aulas de reforço em português, matemática, aula de desenho, dança artística e continuar acompanhando os frequentadores através do diálogo e companheirismo.

2016-Inícia-se o projeto Bolsa de Estudos através da parceria com associações italianas, ofertando a quatro mulheres de Viseu em 2016, 2017,2018 e 2019 bolsas de graduação na área da Educação Física, Assistência Social, Letras Língua Inglesa.

2017 a 2019- Todos os projetos acima citados são levados à frente, contando algumas vezes, com impedimentos, mas nunca com a desistência, assim, pertinentes aos propósitos, seguimos.



2020- Diante do cenário mundial, em decorrência da pandemia, em Fevereiro do mesmo ano, o Espaço é fechado para o atendimento às crianças, impossibilitando o acolhimento e execução das atividades desenvolvidas. Porém, o compromisso com os objetivos do EDAP, nos dispõe a dá inicio ao Projeto Complementação Alimentar, visando complementar ou proporcionar a 15 famílias, parte de sua alimentação. Este projeto tem o propósito de continuar até o término de 2021;

O EDAP permaneceu fechado por mais um semestre, com reabertura marcada para o mês de Setembro, trazendo de volta atividades que proporcionam um desenvolvimento social, cultural e espiritual para as crianças e adolescentes frequentadores do Espaço.

2021 é um ano de retomada e também de novos projetos, como por exemplo o projeto Promoção Humana, permitindo ao EDAP a possibilidade de desenvolver ou ampliar o trabalho que garantirá o sustento de cinco famílias atendidas pelo projeto Complementação Alimentar .

São medidas como estas que tornam o EDAP elemento importante na sociedade viseuense, atuando, portanto, em áreas onde muitas vezes há restrições para que o governo consiga chegar, refletindo os anseios da sociedade, conhecendo as necessidades populares, e buscando encontrar medidas para as carências existentes, principalmente nas vias periféricas de Viseu.

A partir deste momento, começa a crescer a articulação do EDAP, graças aos serviços oferecidos por todos os voluntários que ali se fizeram presentes, como grupo consolidado que a cada dia vem adquirindo mais relevância social e virtude da atuação, em especial na área social.

Em 12 anos, o EDAP, como conhecedor no que tangem inópia de Viseu, ganha força no contexto educacional e social, com objetivos principais de atuar, no desenvolvimento de suas atividades, sem fazer qualquer distinção, primando a qualidade dos serviços oferecidos, vem conseguido promover a paz, a inclusão, justiça através de projetos que focam na educação, no combate ao abuso e exploração de menores, na concretização do serviço voluntário e hoje, é mencionado como defensor da infância e da cidadania sendo âncora para que os órgãos competentes atuem em conformidade às legislações previstas como direitos da criança e do adolescente.





Esta Instituição quer melhorar as políticas públicas, as ações sociais, a vida em sociedade e lançar brados, quando necessário, para que isto aconteça. No entanto, isto só será possível através da continuação do trabalho ao qual ela se propõe executar, vale dizer, do empenho de todos os voluntários que participam do processo politico adotado pelo Espaço Dinâmico Anna Ponzo, fazendo do anseio em ajudar ao próximo a diferença com o amor que há em seus corações.









87 visualizações1 comentário
bottom of page